Veja aqui uma seleção dos acontecimentos mais significativos na vida escolar dos nossos alunos.

Ver mais...

Veja aqui o vídeo do Colégio Nossa Senhora de Fátima

As inscrições para os novos alunos já se encontram abertas.

Informamos que, neste momento, o Colégio se encontra em fase de licenciamento de uma nova turma de pré-escolar para o ano letivo de 2018/2019, constituída preferencialmente por crianças de 4 e 5 anos. Para proceder à inscrição deverá dirigir-se à secretaria.

A Alegria do Evangelho

Jesus Cristo vive verdadeiramente. Cristo ressuscitado e glorioso é a fonte profunda da nossa esperança.

A sua ressurreição não é algo do passado; contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da ressurreição. Éuma força sem igual. Éverdade que muitas vezes parece que Deus não existe: vemos injustiças, maldades, indiferenças e crueldades que não diminuem. Mas também é certo que, no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz fruto. Num campo arrasado, volta a aparecer a vida, tenaz e invencível. Haverá muitas coisas más, mas o bem sempre tende a reaparecer e a espalhar-se. Cada dia, no mundo, renasce a beleza, que ressuscita transformada através dos dramas da história. Os valores tendem sempre a reaparecer sob novas formas e, na realidade, o ser humano renasceu muitas vezes de situações que pareciam irreversíveis. Esta é a força da ressurreição.

Papa Francisco – A Alegria do Evangelho

PALAVRA DO CONCÍLIO VATICANO II

“Ésóna liberdade que o homem se pode converter ao bem. Os homens de hoje apreciam grandemente e procuram com ardor esta liberdade; e com toda a razão.

Muitas vezes, porém, fomentam-na de modo condenável, como ela consistisse na licença de fazer seja o que for, mesmo o mal, contando que agrade. A liberdade verdadeira é um sinal privilegiado da imagem divina do homem. Pois Deus quis “deixar o homem entregue à sua própria decisão”, para que busque por si mesmo o seu Criador e livremente chegue à total perfeição, aderindo a Ele. Exige, portant5o, a dignidade do homem que ele proceda segundo a própria consciência e por livre adesão, ou seja movido e induzido pessoalmente desde dentro e não levado por cegos impulsos interiores ou por mera coação externa. O homem atinge esta dignidade quando, libertando-se da escravidão das paixões, tende para o fim pela livre escolha do bem e procura a sério e com diligente iniciativa os meios convenientes.

O Evangelho anuncia e proclama a liberdade dos filhos de Deus; rejeita toda a espécie de servidão a qual tem a sua última origem no pecado; respeita escrupulosamente a dignidade da consciência e a sua livre decisão.” /GS41).

FRASES

Escolhe os teus modelos entre os homens virtuosos e santos e serás livre

- Quem te criou sem ti, não pode salvar sem ti (S. Agostinho)

- Pela liberdade o homem é semelhante a Deus e Feliz (S. Gregório de Nisa)

- Ninguém queira confundir liberdade com indiferença ideológica e religiosa e menos ainda com individualismo sistemático, irresponsabilidade, capricho e anarquia (Paulo VI)

- Sob a influência de um homem que se liberta, os outros homens libertar-se-ão também (P. Monchanin)

- Se queres ser livre é preciso lutares contra si mesmo, conquistar a tua liberdade (Michel Quoist)

- Ser autenticamente livre implica um total desapego de si mesmo em troca de um bem superior (M. Quoist)

28 Anos de prisão

O padre Ernesto, na Catedral de Tirana, que os comunistas tinham transformado num pavilhão de desportos, contou que foi preso por ser padre. Diziam-lhe:

- Batemos-te porque pregas a Cristo.Puseram-lhe na cela um falso preso, para ver se ele falava contra o comunismo e terem assim uma razão para o fuzilar.

Esteve numa cela durante 18 anos. Nas paredes escreveu: «A minha vida é Jesus». Seguiram-se mais 10 anos de trabalhos forçados, até que chegou o dia da libertação. Tem 82 anos e é pároco.

Perseguição religiosa

Em 2013, eram cinquenta os países onde os cristãos eram perseguidos. Ao todo, foram mortas 2.123 pessoas de todas as idades.

O pior era a Coreia do Norte, país comunista e oficialmente ateu. Bastava ter uma Bíblia em casa para se ser condenado à morte ou a prisão perpétua.

Em 2014, a situação é a mesma. O Evangelho, de fato, incomoda muita gente.