Veja aqui uma seleção dos acontecimentos mais significativos na vida escolar dos nossos alunos.

Ver mais...

Veja aqui o vídeo do Colégio Nossa Senhora de Fátima

As inscrições para os novos alunos já se encontram abertas.

Informamos que, neste momento, o Colégio se encontra em fase de licenciamento de uma nova turma de pré-escolar para o ano letivo de 2018/2019, constituída preferencialmente por crianças de 4 e 5 anos. Para proceder à inscrição deverá dirigir-se à secretaria.

Projeto Educativo

O Projeto Educativo de uma Escola é a expressão visível de que esta se quer assumir dum modo autónomo e livre, com o seu Ideário, com o seu funcionamento próprio;

que define estratégias de desenvolvimento em ordem à sua finalidade básica: a Formação Integral do Aluno. É uma provocação, um desafio a crer mais em profundidade e a crer melhor em qualidade.

A qualquer Projeto Educativo está subjacente a individualidade de cada escola, devendo, por isso, refletir, definir e concretizar a sua especificidade.

Fundamentado no pensamento de Teresa de Saldanha, este projeto educativo assenta na certeza de que Educar é formar na criança o espírito,

o coração e a inteligência, numa relação próxima, afetiva e confiante.

Pretende este Projeto Educativo ser um instrumento aglutinador e orientador da Ação Educativa, esclarecendo finalidades e funções da escola, descobrindo problemas e modos de solução,

pensando nos recursos necessários e possíveis de serem mobilizados. Aqui se definem estratégias de ação concreta a realizar.

Pode, deste modo, ser um fator inovador, orientador e condutor de mudanças transformadoras da Ação Educativa e elemento estruturante de planeamento e ação da Escola.

Aqui se define a política educativa da escola.

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima elaborou o seu primeiro Projeto Educativo, escrito, em 1979. Era, este, um Projeto muito simples.

Foi sendo reestruturado, ao longo dos anos, com a colaboração da comunidade educativa, mantendo sempre a tónica na educação para os valores humanos e no agir cristão que encontra o seu centro e a sua expressão concreta no amor.

Ao longo do tempo, o Colégio foi refletindo e criando a sua identidade.

Hoje, procurou pensar-se e conhecer-se a partir duma avaliação da sua experiência de vida, do seu método educativo, da sua prática pedagógica.

Esta análise foi realizada através de auscultação, em inquérito escrito, aos elementos da Comunidade Educativa: alunos, pais, professores e funcionários.

Concluiu-se que todos sentem o Colégio como uma Escola comprometida com a formação integral do homem, cultivando a vivência dos valores humanos e cristãos,

educando para a cidadania; uma Escola aberta à Comunidade envolvente e ao Mundo.

Neste Projeto Educativo, procura-se, pois, expressar um ideal de vida e uma prática pedagógica já existente, procurando aperfeiçoá-la na fusão harmoniosa da afirmação de valores,

da qualificação, da eficácia escolar, da cultura, da fé e da vida; procura-se promover o desenvolvimento pessoal e social dos educandos;

dar coerência e unidade à prática educativa desenvolvida na Escola. Iremos clarificar, neste Projeto, o modelo educativo e a prática pedagógica a desenvolver nos próximos anos.

Setembro de 2017

A Direção